O que afeta o timbre da guitarra? Quando pensamos em toda a cadeia de elementos que levam á formação do som ao tocar um instrumento, fica claro que não só a palheta influencia no timbre, mas tudo que está envolvido: o amplificador, os cabos, pedais, captadores, cordas e, finalmente, a palheta. Podemos considerar também a interface de áudio utilizada e pressão dos dedos sobre as cordas nas casas. Se um único elemento for substituído, o som muda.
Falando sobre a palheta mais específicamente, ela é um dos poucos elementos que modifica o tom mais facilmente, sem a necessidade de plugar ou configurar algo. Esse efeito é possível, direta ou indiretamente, pela influência do seu material, formato, espessura e tamaho. Essas característicam vão ditar o vibrar das cordas, e assim, o timbre.
Material: há uma abundância de materiais que podem compor a palheta, e cada um possui caracterísiticas de flexibilidades como plástico, metal, nylon, casco de tartaruga (proibida desde a década de 1970), delrin, madeira, acrílico, celulose, vidro e resina. Os materiais mais flexíveis produzem sons menos claros/nítidos ("mellow"), já os mais rígidos produzem sons mais definidos, com mais contraste.
Formato: em relação a ponta da palheta, existem modelos mais pontiagudos, que conferem mais ataque, e modelos com a ponta mais arredondada que produzem timbres mais "mellow".
Espessura: a grossura da palheta, específicamente na área de apoio dos dedos, tem relação com o conforto, precisão e segurança na pegada. Ao mesmo tempo, sua espessura influencia diretamente na flexibilidade da palheta. Palhetas mais flexíveis tendem a produzir tons mais suaves, menos nítidos, enquanto as mais rígidas tem tons mais ágeis, claros e com mais volume.
Tamanho: o tamanho geral da palheta vai influenciar na proximidade dos seus dedos com as cordas, com as menores dando sensação de mais agilidade, geralmente. Entretanto, podem ter menos precisão e segurança na pegada. As palhetas maiores passam mais convicção e controle.
Todas essas características da palheta conferem sensações e efeitos, que até podem ser considerados subjetivos, mas é fato que em algum grau vão influenciar o seu som. É interessante observar como essa pequena ferramenta, que por tanto tempo acreditou-se não ter tanta importância quanto todos os outros elementos que constrõem o som da guitarra, pode dar tanta personalidade á sua música, de forma rápida, com baixo custo e facilidade de aplicação.
___________________________
Você já tinha se dado conta dessas características e influências da palheta no seu som? Tem experiências diferentes? Comenta aqui com a gente 👇
Comments